sábado, 26 de setembro de 2015

EREM Regina Pacis atinge 100% das metas e Servidores receberão Bônus de Desempenho Educacional – BDE

Fonte: Gerência Regional de Educação - GRE/AM

O Governador do Estado de Pernambuco anunciou, nesta sexta-feira (25.09), a relação das Instituições de Ensino que atingiram as metas de educação pactuadas para 2014 e irão receber o Bônus de Desempenho Educacional (BDE) no próximo dia 06 de outubro.

A medida faz parte da política de valorização do servidor em educação e foi instituída há cinco anos através da Lei 13.486. O BDE é assegurado aos funcionários das escolas estaduais e Gerências Regionais de Educação (GRE's) que alcançam pelo menos 50% das metas pactuadas com a Secretaria de Educação do Estado (SEE) para o Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (IDEPE). Essas metas são acordadas por meio de um termo de compromisso assinado pelo gestor da escola e pelo secretário da pasta. Todos os funcionários lotados e em exercício nas escolas e nas GRE's têm direito ao bônus, que é proporcional ao cumprimento da meta.

A EREM Regina Pacis atingiu 100%, superando novamente as metas dos anos anteriores e ficando em 7º lugar entre as escolas do agreste meridional. Isso mostra o quanto estamos trabalhando em prol da educação!

Parabéns aos Professores, Equipe Gestora, Funcionários e todos os Estudantes que contribuíram para mais esse resultado positivo para a nossa escola!

A Direção.

domingo, 20 de setembro de 2015

Intercambista José Lucas Vieira relata sua experiência na Argentina, pelo "Programa Ganhe o Mundo - PGM 2015"


Hola! Chamo-me Lucas e estudo na Escola de Referência em Ensino Médio Regina Pacis desde 2009 e nesse ano de 2015, graças ao meu desempenho e ao Programa Ganhe o Mundo, tive o privilégio de ser selecionado para fazer um intercâmbio cultural na Argentina. Estou vivendo em terras argentinas a pouco mais de um mês, mas mesmo assim tendo contato com uma cultura rica e com pessoas acolhedoras, embora o caminho até aqui não tenha sido tão fácil.
O Intercambio cultural na Argentina começou com o curso de espanhol na minha própria escola, oferecido dentro do PGM, sob a orientação do Professor Suétene Rocha, onde tive a oportunidade de estudar espanhol e de fazer à prova para seleção dos intercambistas, junto com outros colegas. O Curso teve início em 2014 e a prova foi realizada no começo do ano de 2015. Esperamos o resultado com grandes expectativas, e para minha surpresa e de todos, fui um dos convocados para viajar a Argentina neste mesmo ano. Desde o momento do resultado comecei a preparar-me para minha estadia aqui na Argentina.

No dia da viajem, sai da minha cidade natal Palmeirina no dia 31 de julho às 11h e cheguei à Argentina no dia 1º de agosto às 7h20min. A primeira etapa do percurso consistiu na minha ida de Palmeirina a Recife. Já no aeroporto de Recife embarquei no primeiro dos três aviões que me levariam ao meu destino, Córdoba na Argentina. O embarque aconteceu de forma tranquila e organizada, o primeiro voo foi de Recife ao Rio de Janeiro, não só foi o meu primeiro embarque com destino a outro país, mas foi o primeiro embarque de minha vida, devo dizer que não fiquei apreensivo ou muito menos assustado, mas sim maravilhado com a sensação de estar voando. Essa viagem ajudou muito com a realização de alguns de meus sonhos, dois deles era embarcar em um avião e o outro era conhecer outro país. Chegamos ao Rio de Janeiro para fazermos escala com destino a cidade de Buenos Aires, e assim que chegamos a capital da Argentina embarquemos mais uma vez com destino a província de Córdoba, para logo em seguida sermos distribuídos nas demais cidades. Eu junto com mais duas brasileiras ficamos em uma cidade chamada Etruria.

Etruria é uma cidade com pouco menos de cinco mil habitantes, é pequena, calma e cheia de pessoas encantadoras e receptivas. Fomos recebidos pelas famílias anfitriãs. Minha Família aqui na Argentina é composta por quatro pessoas: o pai, que se chama Pablo Corchero, a mãe Marcela Gastaldi e dois irmãos, Diego e Gaspar. O pai da família trabalha como secretário de obras públicas aqui no município. A mãe da família tem um negócio de roupas bem requisitado e conhecido em toda cidade, e os filhos são estudantes.

A escola, como a cidade é pequena, mas bem aconchegantes, aqui estou cursando o sexto ano, que seria o último do secundário. Entramos às 7h30min e saímos às 13h20min, também temos o que eles chamam aqui de “jornada estendida”, que consiste em volta à escola às 15h para realizar mais dois módulos de aula. Fiz diversos amigos e muitos companheiros de estudo, a grande maioria das pessoas aqui na escola são bem educados e prestativos.

Hoje devo dizer que me sinto bem acolhido e adaptado, às vezes conversando com algumas pessoas costumo dizer me sinto em casa. Mas no início não foi nada fácil para mim, assim como para qualquer outro intercambista longe da sua casa. O primeiro obstáculo encontrado foi o clima, estou bem acostumado com o calor, mas aqui faz um friozinho e isso chega a ser torturante para mim. Outro grande obstáculo foi o idioma, meus professores sempre me alertavam que por mais que me preparasse teoricamente jamais estaria 100% pronto para a prática e isso devo dizer que é um fato. Mas com o tempo e com as pessoas certas me ajudando aos poucos fui me adaptando ao idioma e ao clima.

Voltarei para casa em 13 de Dezembro de 2015, com novas experiências e lembranças maravilhosas de uma cultura rica. Sou grato por ter sido bem acolhido aqui, mas sou ainda mais grato pela minha família e por tudo que fizeram e fazem por mim, e a todos que compõem a EREM Regina Pacis, pois esta escola é a raiz de boa parte do meu conhecimento, agradeço a direção e a secretaria da escola por estar sempre me dando assistência em tudo que preciso, agradeço aos professores por me aconselharem e guiar-me, agradeço aos meus colegas por torcerem e pelo incentivo.
“si quieres triunfa, no te quedes mirando la escalera. Empieza a subir, escalón por escalón, hasta que llegues arriba”

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Desfile Cívico "07 de Setembro de 2015"

No dia 07 de setembro de 2015 (segunda-feira) o Município de Palmeirina mais uma vez realizou o "Desfile Cívico das Escolas Municipais e Estadual".

Este ano a Escola de Referência em Ensino Médio Regina Pacis desfilou com o tema: "EREM Regina Pacis: História, Ciência e Fé" com 230 estudantes, distribuídos por pelotões.

A Banda Marcial, assim como todos anos, abrilhantou o desfile. Regida pelo instrutor Prof. Josilécio Vieira, os estudantes mostraram o excelente trabalho de meses de dedicação.

Além do escudo da escola, das bandeiras do Brasil, de Pernambuco e de Palmeirina, a bandeira da escola este ano teve lugar de destaque no desfile e foi trazida por ex-alunos, assim como também três estudantes levaram os símbolos que a representam: Livro - representando a sabedoria, Lâmpada - representando o conhecimento e a Imagem de Regina Pacis - representando a fé.

Este ano não faltaram merecidas homenagens:
- Ao Ex-Prefeito Celestino Carmino Bruno, que inaugurou a escola na década de 50;
- Aos Ex-Alunos, que foram representados por um grupo de estudantes;
- Aos Ex-Diretores e Professores que já passaram pela escola;
- A todos os Funcionários que deram sua contribuição na escola.

Não podíamos também deixar de divulgar nossos projetos e conquistas: "Programa Ganhe o Mundo, Círculo de Educação do Programa Mãe Coruja, Clube de Matemática, Grêmio Estudantil, Olimpíada Brasileira de Matemática, Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica - OBA, Mostra Brasileira de Foguetes - MOBFOG, Projeto de Leitura, Biblioteca Móvel e Horta Escolar".

Finalizamos o desfile com a uma mensagem agradecendo todos os cidadãos palmeirinenses que contribuíram para o sucesso de nossa história!

Agradecemos a participação de todos os envolvidos na organização: equipe gestora, professores, funcionários, grêmio estudantil E AOS NOSSOS ESTUDANTES, que direta ou indiretamente contribuíram com mais um grandioso evento de nossa escola!

O NOSSO MUITO OBRIGADO!
A Direção.
































terça-feira, 8 de setembro de 2015

Estudantes dos 3° Anos" são aprovadas em Cursos Técnicos - UPE/EAD


A Secretaria de Educação e Esportes publicou no dia 07/09 o resultado final, assim como também no dia 21/09 o 1º remanejamento para as seleções da UPE/EAD 2015.2

Nove estudantes dos 3° Anos da EREM REGINA PACIS foram aprovados:

Curso Técnico em Segurança do Trabalho
- Aguinaldo Simplício Neto
- Jessyca Câmara Caldas da Silva
- Paula Mariana Machado da Silva
- Ronilson Ferreira Maia

Curso Técnico em Informática - Desenvolvimento de Software
- Felipe Araújo Lins
- Gabriele Honório da Silva
- Israel da Silva Pinto
- Maria Lucinéia Serafim da Silva
- Orlando Júnior de Lira Martins 

PARABÉNS!!!!

Veja a lista completa aqui e a do 1º remanejados aqui

terça-feira, 1 de setembro de 2015

<< PROJETO: HORTA NA ESCOLA >>

Mais uma vez estudantes da EREM Regina Pacis desempenham um trabalho diferenciado. Juntamente com o Professor Sérgio Brasil da Silva e Leide Clery Cabral (os mentores do projeto) e tendo como incentivadores os demais professores e estudantes desenvolvem o "Projeto Horta na Escola". Projeto  este   que   busca  conscientizar os adolescentes de que a vida depende do meio ambiente, que depende de cada cidadão deste planeta, levando assim os mesmos a valorizarem o meio em que vivem produzindo alimento saudável e de forma sustentável. Além disso o projeto também busca:
  • Despertar o interesse dos adolescentes para o cultivo da horta e conhecimento do processo de germinação, crescimento e maturação;
  • Dar oportunidade aos alunos de aprender a cultivar plantas utilizadas como alimentos;
  • Criar, na escola, uma área verde produtiva pela qual, todos se sintam responsáveis em cultivar e zelar pelo pleno  desenvolvimento  da mesma;
  • Estimular os alunos a construírem seu próprio conhecimento no contexto interdisciplinar;
  • Contextualizar os conteúdos aos problemas da vida urbana, tais  como o cultivo,  cuidados e  desperdícios de   alimentos (hortaliças).
  • Valorizar a importância do trabalho e cultura do homem do campo;
  • Identificar técnicas de manuseio do solo e manuseio sadio dos vegetais;
  • Conhecer técnicas de cultura orgânica;
  • Estabelecer relações entre o valor nutritivo dos alimentos cultivados;
  • Compreender a relação entre solo, água e nutrientes;
  • Identificar processos de semeadura, adubação e colheita;
  • Buscar informações em diferentes fontes de dados para propor avanços ao desenvolvimento de técnicas rurais.
Ficamos bastantes felizes, isso mostra o quanto estamos trabalhando 
em prol da educação!