segunda-feira, 12 de setembro de 2022

Desfile Cívico em Comemoração a Independência do Brasil - 2022

Na última quarta-feira, dia 07 de setembro de 2022, o Município de Palmeirina recebeu pelas suas principais ruas o "Desfile Cívico em Comemoração a Independência do Brasil" da Escola de Referência em Ensino Médio Regina Pacis, que este ano trouxe como tema: "Brasil: Vários Países em Um" com 150 estudantes, distribuídos em pelotões.

A Banda Marcial, assim como em todos anos, abrilhantou o desfile. Regida pelos instrutores José Josilécio e José Hugo, os 45 (quarenta e cinco) estudantes mostraram o excelente trabalho de meses de dedicação. Assim como também 12 (doze) estudantes formaram a Comissão de Frente.

Em seguida dois estudantes traziam o banner principal "Brasil: Vários Países em Um", onde iremos mostrar que o Brasil é um país rico em miscigenação. Nossa identidade é uma mistura de povos indígenas, africanos, europeus e asiáticos.

No primeiro pelotão, estudantes traziam o banner "No dia em que não houver lugar para o índio no mundo, não haverá lugar para ninguém. (Ailton Krenak)", seguido por estudantes caracterizados de índios e outros com as seguintes placas: NOSSA HISTÓRIA COMEÇA ANTES DE 1500 - RSEISTÊNCIA E LUTA - LIBERDADE E DEMOCRACIA, RESPEITO AOS POVOS INDÍGENAS! - SANGUE INDÍGENA, NENHUMA GOTA A MAIS! - DEMARCAÇÃO JÁ! - CADÊ OS YANOMAMI? - FULNI-ÔS E XUCURUS - BRASIL UM CHÃO SÓ - #POVOSINDÍGENAS.

No segundo pelotão, estudantes traziam o banner "A influência e contribuição dos Povos Africanos na formação da identidade étnico-cultural Brasileiraseguido por estudantes com pinturas africanas e fotos de ZUMBI e DANDARA DOS PALMARES, casal negro que representa o símbolo brasileiro da resistência e luta contra a escravidão. Além de estudantes caracterizados e com instrumentos de CAPOEIRA, que é uma representação cultural afro que mistura esporte, luta, dança, cultura popular e música. Em seguida, estudantes traziam máscaras africanas, que são símbolos ritualísticos que tem o poder de aproximar as pessoas da espiritualidade.

No terceiro pelotão, estudantes traziam o banner "Somos Todos Filhos de Imigrantes"seguido por estudantes com placas, bandeiras e caracterizados com os povos dos seguintes países: PORTUGAL - ESPANHA - HOLANDA - ITÁLIA - JAPÃO - ALEMANHA.

No quarto e último pelotão, estudantes traziam o banner "Mulher Guerreira mostra todos os dias que nenhuma adversidade a pode derrubarseguido por mães que são atendidas pelo "Programa Mãe Coruja", trazendo telas com fotos de mulheres de diferentes etnias, mostrando a importância da mulher para a nossa sociedade.

Agradecemos a presença de todos os envolvidos na organização: equipe gestora, professores, funcionários e AOS NOSSOS ESTUDANTES, que direta ou indiretamente contribuíram com mais um grandioso evento de nossa escola!

O NOSSO MUITO OBRIGADO!

A Direção.
















































 























Nenhum comentário:

Postar um comentário