A Escola de Referência em Ensino Médio Regina Pacis conta com 02 estudantes fazendo intercâmbio no Canadá, pelo Programa Ganhe o Mundo. Dessas, a estudante BRUNA ALVES DA SILVA enviou um depoimento falando um pouco de sua experiência em outro país.
___________________________________
Realizar o sonho do intercâmbio foi incrível. Ir sozinha para um país que fala outra língua e tem outros costumes, não é fácil, principalmente quando se tem apenas 15 anos, mas até agora está dando tudo certo. Talvez por eu ter conseguido esse intercâmbio, eu estou mais feliz. Saber que você conquistou um sonho com seu esforço e não com o dinheiro dos pais, é uma coisa que eu nem consigo descrever.
As pessoas são extremamente educadas, sempre estão ali para te dar uma forcinha. Não zombam se você fala uma palavra errada, tentam concertar seu erro da melhor maneira possível.
Ter contato com pessoas de outros países é muito incrível. Fazer amizades, estudar novas coisas, conhecer novos lugares, comer alimentos diferentes... Cada detalhe deixa tudo mais incrível.
Não podia descrever felicidade maior. Não me arrependo de nada e vou aproveitar tudo, porque essa é a melhor experiência que eu já pude ter.
O segundo ano do ensino médio aqui corresponde à Grade 11 do High School. Demorou poucos dias para minhas aulas começarem e eu estava super ansiosa e com uma expectativa enorme, afinal, eu iria estudar numa escola que eu sempre sonhei e é mais incrível do que imaginei.
Aqueles corredores cheios de armários e várias coisas sobre o time na parede. É tudo muito lindo, e nem parece escola pública de tão bem estruturada que é. Quase explodi de felicidade ao ver que eu ia entrar em contato com adolescentes canadenses.
Esforço, é a palavra. E foi apenas disso que eu precisei para me adaptar, principalmente com a escola. Não é fácil não ter amigos e na maioria das vezes, não ter com quem conversar.
Mas tudo depende de mim, e isso é questão de tempo. Os canadenses são simpáticos, mas é difícil de se relacionar com eles porque são muito fechados.
Na minha escola tem mais nove brasileiros que são super legais e sempre me ajudam.
Eu gosto muito da minha família, talvez, pelo simples fato deles receberem uma pessoa em sua casa que nem conhecem e fazer com que ela se sinta parte da família essa é a melhor parte do meu intercâmbio eles são incríveis e estão sempre dispostos a me ajudar.
Não é fácil, não está sendo e nem vai ser, mas mesmo com toda a saudade eu aprendi a conviver longe das pessoas que amo, e com toda dificuldade, posso sim dizer que não está sendo como imaginei, está sendo melhor!
Receber um choque cultural nunca foi tão bom.
Voltarei com a bagagem cheia de conhecimentos, nova cultura, novo idioma e novas amizades.
Se alguém disser um dia que viajar é a melhor forma de ser perder e se achar ao mesmo tempo, pois bem, aqui batemos de frente com nós mesmos
e nos encontramos.
Obrigado á todos elo apoio, estou com muita saudades, ano que vem já estou de volta.
ResponderExcluirGostaria de desejar boa sorte aos estudantes que estão fazendo o curso e que não desistam, vocês podem chegar até aqui e prometo que não vão se arrepender, estudo é a palavra chave.
Bjos, Bruna
Parabéns, Bruna, pelo seu relatório de experiência... Pelas suas palavras vê-se o quanto você está feliz e que seja sempre. Um grande abraço!
ResponderExcluirProfessora Leide Clery
Realmente empolgante o seu relato. Estamos felizes por você.Um Forte abraço!!!
ResponderExcluirProf. Robson
Parabéns pelo exemplo de determinação e foco, desejo muito sucesso. Um abraço. Graziella D.Balbino
ResponderExcluir