sexta-feira, 8 de maio de 2015

Estudantes visitam a "Comunidade Quilombola Timbó"

No dia 02 de maio de 2015, o Professor Acácio Claudino Brito levou os estudantes dos terceiros anos para visitarem a "Comunidade Quilombola Timbó" em cumprimento às atividades da disciplina de História. Foram também os professores Josilécio Vieira e José Nilton (Gestor).

O quilombo de Nossa Senhora de Nazareth do Timbó está localizado em Iratama, distrito pertencente a cidade de Garanhuns. Faz parte de uma das seis comunidades quilombolas existentes nesse Município do Agreste Meridional, sendo uma das mais antigas do Brasil, cuja fundação remonta-se ao século XVII, entre os anos 1650 a 1700. Tem como líder comunitário o Senhor Expedito Ferreira. 

A comunidade tem lutado em diversas frentes para garantir melhores condições de vida. Essa luta tem chamado a atenção de pessoas dispostas a ajudar a comunidade a buscar alternativas de geração de renda. É o caso de diversos artistas pernambucanos que têm realizado oficinas de arte em cerâmica no quilombo.

A comunidade possui ainda um grupo de percussão de samba de coco, liderado pelo senhor Juarez, realizando apresentações em várias cidades, tanto do Estado de Pernambuco, quanto em outros Estados.

Para maiores informações, acesse: 


2 comentários:

  1. Belíssimo trabalho! Parabéns aos estudantes, ao professor Acácio e demais participantes deste trabalho.
    profª Leide Clery

    ResponderExcluir
  2. Ótimo trabalho! Parabéns! Sem falar, o quanto é importante levar os alunos para conhecerem culturas indígenas e/ou quilombolas. Muito bom!

    ResponderExcluir