quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Intercambista Ludmylla Stephanny relata sua experiência no Canadá, pelo "Programa Ganhe o Mundo - PGM 2016"

Hello Everyone!

Meu nome é Ludmylla Stephanny Cavalcante dos Santos e tenho 16 anos. Há alguns meses atrás minha vida mudou bastante e posso dizer que não foi pouco.


Eu moro em uma pequena cidade do Estado de Pernambuco, Palmeirina, e estudo em uma Instituição Estadual de Ensino Público (Escola Regina Pacis). Desde o dia 4 de Março de 2016 que estou passando por processos bem diferentes do que eu já estava acostumada. Foi quando eu recebi a notícia que mudou minha vida e continua mudando aos poucos: finalmente tive o resultado e a certeza de que estaria prestes a iniciar um intercâmbio rumo ao Canadá. E a partir do momento em que as reuniões foram se iniciando era um passo a menos para chegar o grande dia. Reuniões que fizeram com que já sentíssemos saudades de casa e o melhor, nos deram a oportunidade de fazermos novos amigos que também estavam prestes a realizar o mesmo sonho. Aos poucos tudo vai ficando pronto e você já tem informações sobre sua Província e até mesmo sua família.



Quando finalmente chega o dia (03/09/2016) você não acredita! Você está prestes a se distanciar de todos os seus familiares, seus amigos, seu pequeno modo de viver para começar a viver e aprender a se adaptar a um novo país, novos amigos, nova família e além de tudo a sua nova linguagem. Não foi fácil, aliás, não é fácil! Mas você precisa tentar, afinal, ser intercambista é nunca desistir e querer sempre mais.



Atualmente estou morando em Dauphin- MB, aqui são -2 horas do Brasil e agora com a mudança de horário ficaram -3,  minha família Canadense é formada por Minha host mom Joanie e minha host sister Hanna. As primeiras semanas são difíceis, mas quando se tem uma HOST MOM como a minha tudo se torna fácil, porque ela está disposta a te ajudar, porém às vezes você tem vontade de correr e deseja sempre que cada dia se passe o mais rápido possível. Durante um mês eu tive também uma Host sister Colombiana, ela era muito tímida e passava a maior parte do tempo no quarto, mas mesmo assim conseguimos fazer uma bela amizade. E é claro que minha host fazia de tudo para que nós nos sentíssemos em casa e a vontade, e para que aproveitássemos cada momento aqui. 


E o que falar do primeiro dia de aula... Você entende muito pouco, mas sabe que está passando por processo de adaptação e que tudo pode mudar. A melhor parte da escola são os amigos! Eu fiz amizades de outros países mas posso garantir que nada se compara aos meus amigos brasileiros que fiz aqui, todo mundo se ajuda porque cada um sabe a dificuldade que todos estavam passando e tentar melhorar era o que deveríamos fazer.


E sobre o “Trick or Treats?” o primeiro e real Halloween foi incrível, você sair de casa em casa pedindo doces e voltar com a bolsa cheia não tem nada melhor. Mas o incrível mesmo é a sensação de jogar bolas de neve, é frio? Sim, congelante. Mas a brincadeira é a mais divertida e você nem se importa com o frio. hahahaha
Ser intercambista é você não ter medo de tentar, é você querer fazer algo para te ajudar e ajudar os outros também. Aliás isso tudo que estou passando é um aprendizado incrível e o melhor a ser feito é aproveitar cada dia como se fosse o último. Andar cada rua e sempre lembrar dos detalhes, olhar para aquela árvore sem folhas e lembrar como ela era antes da chegada do Outono. Ser intercambista é você olhar a vida com outros olhos e não desistir na primeira barreira que você encontrar, e sim você tentar ultrapassá-la para obter um grande sucesso.


Aliás, todo o seu medo do início passa, tudo que dava errado começa a fazer sentido, e sabe aquela vontade de voltar o mais rápido possível? Pois é, ela passa também e quando você realmente se dá conta, você está quase voltando para casa. Por isso devemos aproveitar como se amanhã o mundo fosse acabar!
- Ser intercambista é você saber que vai passar por uma reviravolta em sua vida sem seus pais, seus amigos... E mesmo assim você colocar uma muda de roupa na mala e dizer: EU VOU. E realmente EU VIM E ESTOU AQUI!

A BIG HUG FOR YOU GUYS!
SO, BELIEVE YOU CAN ALL JUST DREAM! SEE YOU.

2 comentários:

  1. Orgulho de Palmeirina...
    Orgulho da EREM Regina Pacis!
    Parabéns Ludmylla... que você seja um incentivo a mais para seus colegas e estes possam se sentir motivados com sua história!!!

    ResponderExcluir
  2. Isso aí prima! Aproveita ao máximo e eu quando for estudar no REGINA também quero tentar fazer um intercâmbio!

    ResponderExcluir