quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Vivência de Atividades pelo "Dia da Consciência Negra"

No dia 22 de novembro foram realizadas várias atividades sobre a Consciência Negra, celebrada no último domingo (20). Em memória de Zumbi dos Palmares e em cumprimento à Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas do país, a EREM Regina Pacis deu exemplos de respeito, cidadania e direitos humanos.

As atividades foram realizadas nas salas de aula e com exposição aberta ao público. Os estudantes dos 1° Anos falaram sobre a Culinária e as Pinturas africanas e sua influência para a cultura brasileira. Os estudantes dos 2° Anos pesquisaram subtemas como racismo na internet, preconceito na música e propagandas racistas e confeccionaram cartazes com exemplos de comentários racistas em redes sociais e propagandas cujo preconceito é velado por palavras e imagens. Os 3° Anos caracterizaram suas salas de aula com os temas "Religiões e Músicas Africanas", que retratam a cultura afro-brasileira. O Projeto "Mãe Coruja Pernambucana" também se fez presente com exposição de cartazes e participação das mães e filhos que são beneficiados pelo programa. Além disso, houve apresentação de vídeos, poemas e dança.

"Foi um evento educativo para conscientizar os estudantes e a comunidade contra o preconceito racial e contra a inferioridade da classe perante à sociedade, além de enfatizar a importância do negro e de sua cultura na formação do povo brasileiro e da cultura do nosso país", comentou a professora de História, Michele Alves.
  
O evento foi finalizado com uma peça teatral intitulada "O Negro no Brasil Ontem e Hoje" e apresentações das Bandas "Os Panteras" e "Manolo's Steel Drums", que descontraíram todos os presentes com músicas de temática africana.

PARABÉNS a todos os professores e estudantes que mais uma vez realizaram um excelente trabalho!!!











































7 comentários:

  1. Parabéns a todos que contribuíram a realização deste belíssimo trabalho de conscientização. Parabéns também aos estudantes pela apresentações e criatividade e as Bandas "Os Panteras" e "Manolo's Steel Drums".
    Professora Leide Clery

    ResponderExcluir
  2. Como todos os eventos que a EREM Regina Pacis promove, mais uma vez deram um show de cidadania! Parabéns a todos!!!

    ResponderExcluir
  3. Ótimo evento para a comunidade se conscientizar do preconceito que rodeia a sociedade!
    Parabéns equipe do Regina Pacis! E claro os estudantes que se apresentaram muito bem!!!

    ResponderExcluir
  4. Os moleques do BATE LATA arrasaram!
    Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  5. Quantos talentos temos em nossa cidade!
    Cabe as autoridades competentes saberem aproveitar cada um deles! #FICAADICA

    ResponderExcluir
  6. Eu como ex-aluno da escola posso dizer: Como o REGINA PACIS mudou..... claro q pra melhor hein! Continuem assim, pois com certeza estão no caminho certo!!!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, como sempre belas apresentações!

    ResponderExcluir